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A dúvida do cliente é inimiga da venda



No artigo anterior, descrevemos algumas maneiras de criar um auto atendimento na sua loja. Essa metodologia é tendência e as grandes marcas já estão utilizando.


Empresas como Mc Donald's, Burguer King, Madero, Decatlhon já estão utilizando essa metodologia para diminuir os custos e aumentar a lucratividade da loja.



Porem isso não é uma prática destinada apenas as grandes marcas, o pequeno e médio varejista também pode utilizar esta metodologia pra trazer mais eficiência pra dentro da loja.


A proposta do auto atendimento é melhorar a experiência de compra do cliente, dando mais autonomia para ele conduzir o processo e ao mesmo tempo melhorar a margem de lucro do negócio para assegurar a sustentabilidade no longo prazo.


#1 Sinalização


No primeiro artigo descrevemos a importância de sinalizar as regiões da loja para que o cliente possa encontrar o produto que ele precisa sem a ajuda de um vendedor. Não conseguir encontrar o que ele busca causa estresse no processo de compra e piora a experiência do cliente, causando assim uma ruptura no processo.

Falamos mais especificamente deste primeiro passo neste artigo: https://www.motivatrainer.com.br/post/como-diminuir-os-custos-do-seu-varejo-e-aumentar-o-lucro


# 2 Precificação

O segundo ponto é revisar periodicamente se todos os itens possuem preço em tamanho claro e estão em local visível. Encontrar rapidamente o preço facilita o processo comercial e evita que o cliente precise solicitar atendimento de um vendedor. Mais uma vez o cliente pode passar pelo processo comercial na sua própria velocidade, deixando a experiência de compra mais agradável.


Nunca é demais repetir: produto sem preço não vende.


#3 Informações sobre o produto


O que dificulta a decisão do cliente no momento da compra? Ele não entender se aquele produto vai resolver o problema que ele tem.

Vou te dar um exemplo. Se eu vou em uma loja para comprar um produto é porque eu tenho um problema que precisa ser resolvido, não entender se aquele produto vai resolver o meu problema é o que vai me impedir de comprar.


A dúvida é inimiga do consumo.


Colocar informações sobre o produto através de um QR CODE, um vídeo ou outro material ajuda a contornar as objeções do cliente e facilitar a conclusão do processo de compra.


Vou te contar uma história real, fui comprar óculos de grau pra mim na semana passada. O vendedor me mostrou 5 tipos de lente diferentes que eu poderia utilizar, a mais barata custava R$ 199 e a mais cara quase R$ 700. A minha inclinação estava em comprar a mais barata por não entender a tecnicidade da lente mais cara.


Claro que não comprei a mais cara, isso não é um conto de fadas também. Mas o vendedor me mostrou um material classificando cinco atributos de cada uma das opções de lente. Ao ver este material eu entendi que a lente mais barata tinha durabilidade menor por conta do material utilizado, ela não era resistente a riscos e embaçava fácil. Acabei comprando a lente que ficava no preço médio para ter mais tecnicidade na minha lente.


A moral da história é que o consumidor não compra o que não entende. Não adianta explicar em termos técnicos também, isso pode gerar um pouco de autoridade para o vendedor, mas não resolve as objeções do cliente. É necessário se moldar ao cliente, explicar de maneira didática e muitas vezes lúdica para tirar as dúvidas do cliente.


Não importa como você vai disponibilizar estas informações para facilitar o processo de descoberta do cliente, o que importa agora é você começar a colocar em prática tudo o que aprendeu.


Quanto mais você adia a implementação destas ações na tua loja, mais você vai demorar para virar o jogo. Não culpe o feriado, o baixo movimento, a sazonalidade pelos teus problemas. Tome as rédeas da solução, assuma a responsabilidade e acelere os resultados do seu negócio.


Quer ver mais conteúdos como esse?


Site: www.motivatrainer.com.br

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