Os vendedores mais antigos estão acostumados com uma proposta antiga de posicionamento e estratégia de vendas, antigamente não existia muitas empresas concorrendo para prestar o mesmo serviço, existia uma dificuldade enorme de entrar em contato com fornecedores por não existir telefone celular e internet. Nessa época a venda era baseada em simplesmente empurrar o produto para o cliente, a mentalidade era vender o máximo possível naquele momento para ganhar o máximo possível de dinheiro. O vendedor só via o cliente como a porcentagem de comissão que ele iria ganhar com aquela venda e não como um ser humano que tende a proporcionar muito mais ganho a longo prazo se ele receber um atendimento de excelência.
Atualmente a situação mudou, existem diversas empresas com diferentes produtos e serviços, com preços diferentes, atendimento diferente. Não é possível se manter na ativa fazendo o que era feito pelos vendedores a 5 ou 10 anos atrás, a tecnologia apareceu, os clientes mudaram e o mundo mudou, e não se esqueça: O vendedor também precisa mudar.
Atualmente o vendedor precisa estar conectado as novas tendências tecnológicas, precisa investir em conhecimento o tempo todo, acabou aquele tempo em que quando alguma pessoa não servia para mais nada ela virava vendedor. Agora as pessoas estudam muito para se tornarem vendedores, existem cursos técnicos e até pós graduações falando sobre como se tornar um vendedor de sucesso.
A partir das próximas postagens eu irei debater diversas novas estratégias que permeiam a vida do vendedor atual e que todo vendedor precisa saber para se manter vivendo no mercado e não sobrevivendo de migalhas.
Esse novo tipo de vendedor necessita de um novo conceito e de uma nova mentalidade, portanto antes de mais nada precisamos desenvolver esses dois conceitos.
Mentalidade Sem Limites: A mentalidade sem limites busca eliminar crenças internas pré existentes afim de abrir a mente para novas estratégias e conhecimentos, em resumo a mentalidade sem limites significa que qualquer pessoa tem potencial para alcançar qualquer objetivo, mesmo que seja um sonho grande. Tudo que precisamos é de uma cabeça pensante para desenvolver capacidade de atingir nossos sonhos.
Inteligência Comercial: O conceito do novo vendedor é de deixar de utilizar a força bruta e começar a utilizar a inteligência para desenvolver estratégias para vender cada vez mais, o lema é deixar de empurrar para o cliente conscientemente e começar a criar fãs do seu produto que têm um desejo louco e inconsciente de comprar. Isso só desenvolve através de estratégias feitas sob medida para o seu negócio.
Nas próximas semanas continuaremos falando sobre como desenvolver a inteligência comercial para o seu negócio, portanto os próximos tópicos serão:
1- Entendendo o cliente: Como os sistemas representacionais interferem na humanização do cliente
2-Entendendo o cliente: Como os perfis comportamentais podem te ajudar a entender o seu cliente
3- Organização do vendedor: O que é CRM e para que ele serve?
4- Vendas de alto valor agregado: B.A.T.N.A como ferramenta de negociação
5-Vendas de alto valor agregado: Concluindo a negociação com o Z.O.P.A
6-Ferramentas psicológicas nas vendas: Estratégias para convencer o consumidor
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