Neste post eu vou fazer uma análise das boas práticas que o Mc Donald's utiliza para aumentar as vendas nas lojas deles. A intenção é que você use esses conceitos como aprendizado para fazer faturamento na sua loja também.
Olhando o passado do Mc Donald's através do filme fome de poder, podemos perceber que o restaurante não servia apenas batata frita, hambúrguer e refrigerante. Contava com um porfólio de produtos bastante extenso, porém um dos produtos que mais se destacaram na época foram os hambúrgers. Isto se deve a dois fatos: o preço baixo e a velocidade em que eles eram servidos.
A partir deste ponto a loja decidiu focar cada vez mais nos produtos que tinham mais saída. Assim como no início do Mc Donald's, alguns varejos possuem uma gama muito grande de produtos em seu portfólio. No entanto poucos produtos são responsáveis por 30%-40% do faturamento da loja, enquanto uma imensa variedade produtos possuem participação de 1% ou menos cada um.
Manter uma grande variedade de produtos que não tem fluxo de venda é desperdício de dinheiro. Se a sua loja tem este problema saiba que é importante enxugar a quantidade de produtos para que o fluxo de caixa se torne mais saudável. Focar em menos produtos e mais especificidade é a tendência geral observada nos negócios de sucesso.
A partir do momento que o Mc Donald's se tornou especializado em fazer hambúrgueres por um preço baixo, ele começou a se diferenciar dos seus concorrentes. Isto explica uma parte do sucesso conseguido nos primeiros anos de atuação após a entrada de Ray Kroc.
A outra dose de sucesso é explicada pela empresa ser conhecida por entregar os pedidos em tempo recorde, enquanto outras empresas do segmento levavam muito tempo na elaboração das refeições. O Mc Donald's entregava um produto bom por um preço baixo em tempo recorde.
Esses três pilares ajudaram a empresa se destacar dos concorrentes por anos, tudo graças a ação de se ESPECIALIZAR, CRIAR UM DIFERENCIAL e REDUZIR OS PRODUTOS DO PORFÓLIO.
Peço que você analise o seu negócio e perceba se está usando estas informações ao seu favor ou se pode implementar estes três conceitos para acelerar o sucesso do seu negócio.
A habilidade mais importante para gerar resultado na loja é entender de pessoas, te convido a aprender a se comunicar melhor com os seus clientes e colaboradores através deste ebook: https://www.motivatrainer.com.br/product-page/an%C3%A1lise-comportamental-para-vendas
Comments