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Como não errar na precificação do produto?


Um dos maiores erros que o varejista comete é na precificação do produto, ou seja, o produto fica com uma margem muito pequena.


O que é margem? Significa que se você compra um produto por 10 e vende ele por 20 você tem uma margem de 50%. Para calcular esta margem em porcentagem você deve primeiro descobrir o lucro. Para isso deve subtrair o preço de venda do valor de compra. Em seguida deve dividir o valor do lucro pelo preço de venda.


Neste caso fazemos 20-10=10


Depois dividimos 10/20=50%


Também usamos o conceito de margem absoluta, que é a diferença em reais do preço de venda e o de compra do produto.


Em alguns lugares é possível achar o termo lucro bruto ao invés de margem absoluta, porém não quero confundir ninguém aqui pelo excesso de conceitos.


Por que esse conceito de margem é tão importante?

A margem vai ajudar a determinar se o seu negócio é sustentável e lucrativo ou não.


Vou te dar um exemplo, se você compra um bolo por R$ 10 e revende ele por R$ 13, a negociação possui uma margem de R$ 3. Dividindo o valor de compra pelo de venda temos em percentual uma margem de 23%.


A margem é importante porque é ela que vai pagar todos os custos da empresa. Portanto se a margem for muito pequena, vai ser necessário vender muito produto para pagar as contas da empresa.


Por outro lado, se a margem for muito alta e o preço final muito diferente dos concorrentes pode haver uma dificuldade para vender os produtos.


Lembrando que esse valor de três reais não é o lucro da empresa, você vai precisar pagar funcionário, aluguel, água, internet, site e tudo o mais que se tiver que pagar. O que sobrar depois de pagar todas os compromissos financeiros vai ser o lucro líquido da empresa.


Dessa maneira, qual é a margem de lucro ideal?


É impossível determinar uma margem ideal para o seu negócio sem ver a estrutura da sua empresa, porém uma pratica muito comum é multiplicar o preço de compra por 2 para obter o preço de venda. Neste caso 50% do valor de venda vai para pagar o produto comprado e os outros 50% servem para pagar as contas da empresa e para gerar o lucro para os investidores.


Existe uma estratégia muito clara na hora de escolher um produto ideal para a sua loja. Produtos com uma margem muito pequena oferecem grandes riscos para o negócio, já que o empreendedor está apostando em um produto muito concorrido.


Produtos que já são vendidos por grandes redes também oferecem um grau elevado de risco, já que o pequeno empreendedor dificilmente vai conseguir competir com um grande varejista.


A estratégia ideal é se tornar uma empresa mais específica, ao invés de vender variedade de produtos, a loja deverá vender produtos especializados daquele nicho.


Se você é uma loja de café, dificilmente irá conseguir se sobressair vendendo o que os grandes mercados vendem. Se vender produtos mais específicos, que os mercados geralmente não vendem, existe uma maior chance de sucesso. Por exemplo cafés especiais, café em grãos, cafeteira italiana, prensa francesa, entre outros.


Espero que você tenha entendido a importância de planejar muito bem o seu negócio para não cair em nenhuma armadilha. Realizar cálculos referentes a margem e escolher muito bem os produtos aumenta consideravelmente a taxa de sucesso de qualquer negócio.


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