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O que uma consultoria de vendas faz?

Quando um empresário começa um negócio, ele conhece muitas vezes do produto e do funcionamento básico de uma empresa, quando o negócio vai crescendo vai se tornando mais complexo e mais difícil de administrar.


A medida que o negócio vai crescendo é necessário procurar bons profissionais que entendam do mercado que a empresa está inserida, bem como com conhecimentos específios nas áreas que compõem um negócio: Financeiro, marketing, vendas, produção, logística, recursos humanos.


Quem já teve dúvidas sobre os caminhos a serem seguidos no seu próprio negócio?


Em certas situações o gestor da empresa encontra obstáculos que impedem o crescimento, contratação de funcionários, treinamento da equipe, processos de pagamentos e recebimentos. A consultoria empresarial serve para auxiliar o empresário na remoção desses bloqueios, eu sempre digo que o gestor vai conseguir descobrir meios de remover esses obstáculos sozinho ou com a sua equipe, mas a contratação de uma consultoria acelera muito a obtenção de resultados.


Quem precisa de uma consultoria?


É impossível que um gestor tenha conhecimento pleno sobre todas as áreas da empresa, mesmo que tenha um grande conhecimento empresarial sempre há algo novo para ser aprendido.

A consultoria tem a função de trazer conhecimento para dentro das empresas, de maneira prática, para que o empreendimento ganhe mais velocidade no crescimento.


As mudanças no mercado são rápidas, tornando assim o conhecimento antigo obsoleto, por isso é importante estar atento ao conhecimento novo que pode ser trazido para uma consultoria.


Quando contratar uma consultoria?


Quando a empresa não está crescendo ou está crescendo menos do que a inflação anual com certeza é o momento de contratar uma consultoria. Quando a empresa está crescendo em um ritmo estável é necessário continuar trazendo inovação para dentro da empresa para que a taxa de crescimento não se torne menor.


Que tipos de consultoria existem?


Podemos classificar as consultorias em dois tipos principais: Especialistas e generalistas.


As consultorias generalistas conseguem resolver questões relacionadas a diversas áreas da empresa, porém possuem um nível de especialidade inferior. Elas são recomendadas para empresas pequenas, com até 20 funcionários, já que não existe uma profundidade tão grande em cada uma de suas áreas.


As consultorias especialistas costumam focar apenas em uma área, elas são ótimas para gerar resultados específicos, já que possuem um nível de profundidade alto.


Dentro das consultorias especialistas é possível encontrar consultorias de vendas, jurídicas, contábeis, recursos humanos entre outras. Inclusive existem consultorias que se aprofundam ainda mais em uma área do conhecimento. Esse é o caso de consultorias que são especializadas em determinar o valor de outras empresas.


O que faz uma consultoria de vendas?


A consultoria de vendas é responsável pelo aumento da base de clientes e consequentemente do faturamento da empresa. Esse tipo de consultoria é a base para a empresa crescer porque é baseada no aumento de faturamento.


O processo de uma consultoria de vendas se baseia em diagnosticar o nível de maturidade do departamento comercial, identificar o processo comercial, indicadores mais relevantes e a possibilidade de automação que será utilizada.


Ela também pode atuar treinando os vendedores e gestores comerciais para melhorar a eficiência das pessoas na execução do processo de vendas.


Qual o resultado obtido por uma consultoria de vendas?


A consultoria de vendas busca criar um processo de vendas eficiente, que possa ser otimizado cada vez mais pelo gestor de vendas através dos indicadores pré estabelecidos.


Esse trabalho geralmente dura de 6 meses a 1 ano, não é um trabalho que é mantido de forma contínua. Entende-se que uma vez que o processo foi criado e que o gestor foi ensinado a melhorar continuamente esse processo, não há necessidade de perpetuidade do serviço da consultoria.


Você tem alguma dúvida que não foi respondida? Escreva nos comentários que iremos responder em um próximo artigo?


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