O varejo é um dos setores mais difíceis de gerir, com diversos concorrentes próximos e a busca incansável do consumidor por preços mais baixos não é raro encontrar clientes com a reclamação de que nunca sobra nada de dinheiro no caixa.
Gostaria de analisar este caso com vocês nesta postagem. Existem alguns motivos que levam uma empresa a vender todo mês e não ver a cor do dinheiro, vamos explorar alguns motivos que levam a esta situação.
O cenário saudável de uma empresa de varejo é comprar um produto por R$ 10, vender por R$20, utilizar a diferença entre estes dois valores para pagar os custos do negócio e ficar com uma margem líquida de 15%-20%. Se a sua empresa não está vendo esta margem líquida é necessário investigar a causa disso.
A primeira causa e a mais comum é a formação de estoque, o lojista está comprando mais do que vende e o dinheiro que deveria se tornar lucro líquido está sendo usado para aumentar o estoque. Você pode verificar se este é o seu caso realizando uma contagem ocasional de estoque e comparando se houve aumento deste indicador.
A segunda é ocasionada pelos altos custos para a manutenção do negócio. Isto quer dizer que o gasto excessivo em pessoal, software, propaganda está comendo o lucro. Neste caso vender mais nunca é a solução, vendendo mais os custos da operação também devem aumentar. Os custos totais da operação não podem passar de 30% do faturamento do mês. (Incluso contas fixas e variáveis)
A terceira e mais complicada é a margem. Empresas pequenas acabam comprando muito caro dos fornecedores e colocam o mesmo preço de venda dos concorrentes para ganhar mercado, desta maneira tendo uma margem de lucro muito pequena. Na prática o lojista compra do fornecedor por R$ 10 e vende por R$ 15, mas essa diferença entre o preço de compra e de venda não é o suficiente para manter o negócio e dar lucro. Neste caso é necessário negociar melhor os preços de compra e/ou aumentar o preço de venda.
Existem outras razões? Com certeza! Abordei aqui as causas mais frequentes, me conte se você pensou em um caso que não foi listado aqui.
A habilidade mais importante para gerar resultado na loja é entender de pessoas, te convido a aprender a se comunicar melhor com os seus clientes e colaboradores através deste ebook: https://www.motivatrainer.com.br/product-page/an%C3%A1lise-comportamental-para-vendas
Comments